Como tirar visto americano 2022: documentos para agendamento

Quem está planejando uma viagem para a América do Norte em 2022, precisa saber como tirar o visto para os Estados Unidos. São necessários alguns documentos para realizar o processo.

No post de hoje veremos como tirar o visto EUA em 2022, para poder enfim realizar sua viagem, e quais documentos são necessários.

Entrada permitida nos EUA

Jeff Zients, coordenador da Casa Branca, comunicou que os brasileiros têm a entrada no país permitida a partir de novembro. A liberação é válida somente para cidadão que estiverem com o sistema de imunização completo. Ou seja, a entrada só é permitida com o comprovante de vacinação e teste de covid-19 negativo – o teste precisa ser feito três dias antes do embarque.

Documentos necessários para tirar o visto americano 2022

Para tirar o visto americano é preciso fazer uma solicitação online e preencher os documentos DS-160 Visto Americano. Depois disso, é preciso levar toda a documentação até um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). Os documentos são:

  • Passaporte – válido por até 6 meses;
  • Página de confirmação do formulário DS-160;
  • Página de confirmação de agendamento;
  • Documentos pessoais usados no formulário DS-160.

Documentos necessários para levar na entrevista

Para a entrevista, é necessário levar alguns documentos que comprovem o vínculo com o Brasil. Um dos motivos para a entrevista é ter certeza de que o cidadão não vai viver de forma ilegal nos Estados Unidos.

Se a Embaixada ou Consulado achar que seu vínculo com o Brasil não é forte, a solicitação do visto poderá ser recusada. Os documentos que devem ser apresentados são:

  • Extratos bancários – dos últimos 3 meses;
  • Holerites ou contracheques – dos últimos 3 meses;
  • Imposto de renda.

É indicado levar na entrevista também:

  • Imóvel e terreno em seu nome – necessário levar a escritura
  • Empresa – levar o cartão CNPJ e o Contrato Social;
  • Faculdade em curso – levar a carteirinha e o atestado de matrícula;
  • Trabalho registrado – levar os holerites e a carteira de trabalho;
  • Veículo – levar o documento de porte;
  • Declaração de imposto de tenda – levar a declaração;
  • Certidão de casamento – no caso de ser casado;
  • Filhos – caso a criança fique no Brasil enquanto você realiza a viagem, levar o RG ou a certidão de nascimento dele/a.

Qual a validade para o visto dos Estados Unidos

O visto de turista pode ter validade de, em média, 10 anos. Porém, somente o visto não é garantia de entrada nos EUA, mas permite ir até a uma fronteira e solicitar a entrada no mesmo. Na imigração, o período de permanência nos Estados Unidos recebido, pode chegar a 6 meses.

O prazo para retornar será definido pelo tempo de permanência e não pela validade do visto em si, já que ela serve somente para a entrada no país. Se o seu tipo de visto permitir, é possível solicitar a renovação e estender a estadia nos EUA.

Tipos de visto EUA

Os tipos de vistos válidos para os Estados Unidos são:

 

Visto B-1 – Visitantes a negócio

Não é válido para trabalho. Esse visto só é emitido quando há a garantia de que nenhum trabalhador americano vá correr o risco de perder o emprego com a visita e que não vai ter nenhum tipo de remuneração por meio de fonte americana.

Visto B-2 –  Visitante a passeio (turistas)

Esse visto não permite estudar nem trabalhar no país. Seu tempo de duração é de 10 anos, com tempo de permanência de 6 meses.

Visto C-1 – Trânsito

Os cidadãos que estão apenas de passagem pelos EUA precisam desse tipo de visto.

Visto F-1/F-2 – Estudante 

É um visto para estudantes admitidos em uma instituição escolar que foi aprovada pelo Serviço de Imigração. O estudante precisa comprovar que tem vínculos com o país de origem, além de comprovar sua situação financeira, já que ele não pode trabalhar nos EUA.

Visto J-1/J-2 – Programa de intercâmbio

Esse visto não se aplica para intercambistas que vão realizar um curso de curto tempo de duração nos EUA. Quem solicitar esse visto pode ser estudante de pós-graduação, graduados em medicina, docentes temporários e profissionais estagiários.

Visto M-1/M-2 – Estudante vocacional

É um visto para estudantes que tem como finalidade frequentar uma universidade ou uma instituição acadêmica no país.

Valor para tirar o visto americano 2022

Os vistos tipo B1/B2, C1/D. F, M e J não necessitam de petição, assim, a taxa de solicitação é, em média, US$ 160.

O pagamento pode ser realizado através do cartão de crédito no próprio site de agendamento, em dinheiro através do banco Citibank ou até mesmo por boleto bancário. Em algumas cidades brasileiras, é cobrada uma taxa no Consulado americano para entregar o passaporte, essa taxa não está inclusa no valor.

Esse valor é o mesmo para viagens em trânsito pelos EUA, para visitantes de intercâmbio, estudantes acadêmicos ou até mesmo para tratamento médico.

Para o visto americano de trabalho, o valor sobe para US$ 190. É muito importante dizer que as taxas pagas não possuem reembolso, caso o visto seja negado. Elas também possuem uma validade de um ano para a solicitação da entrevista presencial.

Como tirar o visto americano 2022 no Brasil

Nas cidades como Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, o processo de retirar o visto acontece em apenas dois dias. O primeiro passo é ir até o CASV para tirar a foto oficial e coletar as impressões digitais. Esse procedimento leva, por volta de, 15 a 20 minutos.

Já no segundo dia é quando acontece a entrevista oficial de imigração, no Consulado Americano. O oficial vai fazer algumas perguntas para entender qual seu propósito com a viagem para o exterior.

Consulte uma empresa especializada

É bem comum que a solicitação do visto seja negada. Os motivos, no entanto, podem não ser revelados pelo agente do Consulado, mas eles costumam ser por informações incompletas, comunicação confusa, falta de organização dos documentos, entre outros. Por isso, contar uma assessoria especializada em vistos americanos é recomendada.

A Rotunno Immigration Solutions & Business é uma empresa especializada em processos imigratórios. Se você deseja ter dupla cidadania ou requerer algum vistos, entre em contato com nossa equipe para encontrar o melhor caminho.

 

[:it]

<!– w

COMPARTILHE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Meu processo de cidadania italiana seguiu perfeitamente, tudo como esperado, dentro dos prazos prometidos e sempre recebendo atualizações sobre o processo. Além disso, antes de iniciar o processo da cidadania, encontraram em aproximadamente 2 semanas apenas uma das certidões que eu não conseguia encontrar por conta própria e passei quase um ano tentando encontrar.
Gustavo
Não tenho palavras para expressar tamanha alegria e satisfação que estou obtendo com a Rotunno.Escolhi essa empresa e em menos de 04 meses já estou a caminho da fase final do meu processo de reconhecimento da cidadania italiana.Profissionalismo e competência de todos faz a total diferença. Obrigada equipe Rotunno por tudo!
Thays Daldegan
A preparação em si para o processo judicial é bastante burocrática. Mas desde o momento da apresentação no escritório no Rio até o ajuizamento do processo, tive toda a assessoria necessária. As consultoras foram sempre gentis e as pouquíssimas intercorrencias resolvidas a contento.
Reinaldo Silveira
Não há dinheiro no mundo que pague este sonho realizado, com muito profissionalismo, pela Gabriela Rottuno e pelo Gustavo Gehrardt. Ter um comercial que viabiliza o processo de maneira majestosa e uma advogada italiana com todo knowhow dos ritos, processos e tribunais italianos fazem a diferença. Escolheria a Rottuno novamente e indico o serviço para fotos aqueles q querem tranquilidade e profissionalismo sem dor de cabeça. Parabéns a todos!
Eduardo Amaral
Minha experiência com a Rotunno foi e tem sido incrível. Meus agradecimentos especiais a dra. Gabriela Rotunno, que me atendeu por redes sociais com atenção e respeito. Ao Ivander, a porta de entrada que me passou confiança para iniciar meu processo. A Larissa Menezes que tirou todas as minhas dúvidas e acompanhou meu processo com excelência. Uma empresa séria, com profissionais competentes, dedicados e honestos. Meus documentos foram tratados com total respeito e agilidade que me trouxeram confiabilidade. E posso dizer, sem errar, que indico para vistos e cidadania com qualidade e excelência a Rotunno.
Raquell Nogueira